Cadeirante, portadora de necessidades especiais, são formas mais amenas para definir o que antes era a cadeira de rodas e o paralítico.
Daí eu me ponho a pensar, no meu tempo rapaz bonito, a gente chamava de "pão", e não se ficava e sim se paquerava, e essa paquera durava meeeeeses e até mesmo anos. Sexo, quando ocorria antes do casamento dizia-se que o rapaz fez "mal" a moça.
Ah...e as fotos novelas! As melhores eram na revista Capricho. E havia tambem as novelas de rádio, as melhores eram na Rádio Farroupilha. Cabe aqui explicar que lá onde eu morava não havia luz elétrica e uma TV a bateria era um luxo desnecessário.
O meu sonho de consumo era uma calça Lee e um tênis Bamba, mas isso era para os mais ricos, para os mais pobres como eu restava a calça Tropeka e um tênis Conga que tinha em qualquer loja de turco.
Mas um assunto que sempre mereceu destaque era a mestruação. Tanto é que não se falava abertamente que se estava menstruada mas sim doente. Para as de linguajar mais xulo elas estavam de "Chico". Quando eu fiquei menstruada pela primeira vez eu ão sabia o que era aquilo, eu me lembro até da data, foi no dia 6 de fevereiro de 1969, tinha eu onze anos incompletos, e estava no lageado perto da minha casa junto com uma prima mais velha. É claro que esta prima mostrou que sabia mais e me disse que daquele momento em diante eu tinha que tomar muito cuidado porque corria o risco de engravidar. Imaginem só! Quanto a lavar o cabelo menstruada era expressamente proibido, e sempre tinha alguem, ou algum exemplo de menina que havia enlouquecido ou morrid, pois o sangue iria todo para cabeça. Sem falar que eu era do tempo das toalhinhas, que eram muito bem lavadas, quaradas e passadas no ferro a brasa aguardando o proximo mês. Ainda bem que as minhas filhas nasceram em outra época.
Mas eu noto que muita coisa mudou, graças a Deus, e olha que eu não sou muito idosa não, tenho apenas 5.2, muitas coisas mudaram para melhor, porém outras infelizmente se perderam no tempo...
quinta-feira, 29 de julho de 2010
segunda-feira, 5 de julho de 2010
As rugas do meu pai

Quando eu era criança, lembro que brincava com as rugas da testa do meu pai . Mais tarde eu via as minhas filhas fazerem o mesmo quando iam para o colo dele.
Ainda esta em meus ouvidos a canção de ninar que ele cantava para me fazer dormir, como eu gostava do seu colo!
Com ele aprendi a ser colorada, mas ele não ligava muito para futebol, o que ele gostava mesmo era de rodeios, da lida do campo.
Meu pai se foi aos seus oitenta anos com a alma de um guri. De riso fácil, fazendo piada das coisas da vida, ah...e é claro, sabia contar causos como ningeum, quem nunca ouviu um dos causos do seu Cidoca. Acima de tudo ele nos ensinou a ser honestos. Ah, e tem uma coisa ele não se abria muito com ninguem, afinal os nossos problemas interessam a nós somente.
Meu pai querido, agradeço a ti por ter me dado a vida e me preparado para ela. Teus ensinamentos serão eternizados nos seus netos e bisnetos que virão. Perdoa-me por ter aumentado as tuas rugas. Estarás para sempre comigo. Te amo meu amigo , meu herói, meu PAI...
Ainda esta em meus ouvidos a canção de ninar que ele cantava para me fazer dormir, como eu gostava do seu colo!
Com ele aprendi a ser colorada, mas ele não ligava muito para futebol, o que ele gostava mesmo era de rodeios, da lida do campo.
Meu pai se foi aos seus oitenta anos com a alma de um guri. De riso fácil, fazendo piada das coisas da vida, ah...e é claro, sabia contar causos como ningeum, quem nunca ouviu um dos causos do seu Cidoca. Acima de tudo ele nos ensinou a ser honestos. Ah, e tem uma coisa ele não se abria muito com ninguem, afinal os nossos problemas interessam a nós somente.
Meu pai querido, agradeço a ti por ter me dado a vida e me preparado para ela. Teus ensinamentos serão eternizados nos seus netos e bisnetos que virão. Perdoa-me por ter aumentado as tuas rugas. Estarás para sempre comigo. Te amo meu amigo , meu herói, meu PAI...
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Respeito
Fico pensando como reagiriam meus ex-maridos diante da atual situação.
O primeiro filofosaria muito, mas veria que marido de tetraplégica chama muita atenção e dá um certo status, e isso ele gostava muito.
Já o segundo cuidaria muito de mim, mas depois se cansaria e diria que o que esta acontecendo é culpa minha, aliás como sempre.
Eles deviam me agradecer por tê-los livrado desta fria. Porque fui eu que pediu a separação nas duas vezes, não que eu não acredite em uma relação a dois. Eu só estava no lugar errado na hora errada, e me envolvi com as pessoas erradas.
Acho que em uma relação deve existir acima de tudo o respeito mútuo, quando ele acaba o amor vai embora.
O primeiro filofosaria muito, mas veria que marido de tetraplégica chama muita atenção e dá um certo status, e isso ele gostava muito.
Já o segundo cuidaria muito de mim, mas depois se cansaria e diria que o que esta acontecendo é culpa minha, aliás como sempre.
Eles deviam me agradecer por tê-los livrado desta fria. Porque fui eu que pediu a separação nas duas vezes, não que eu não acredite em uma relação a dois. Eu só estava no lugar errado na hora errada, e me envolvi com as pessoas erradas.
Acho que em uma relação deve existir acima de tudo o respeito mútuo, quando ele acaba o amor vai embora.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Estresse
Conheci muitas pessoas maravilhosas entre médicos, enfermeiras, técnicos e fisioterapeutas durante a minha estada no hospital São José, durante o ano de 2008 que lá passei. Mas foi em uma das minhas tantas idas a UTI que aconteceu este fato: fui agredida fisicamente por um técnico que não lembro o nome, só sei que usava um óculos de armaçao rosa. Sei que os setores da segurança, educação e na saúde do nosso país deixam muito a desejar, mas isso não justifica essa atitude. Muitos técnicos tem que perceber que os pacientes não são apenas ossos, músculos e orgãos que eles vêem nas aulas de anatomia. Muitos estão lá porque tiveram sua vida remexida e necessitam apenas de um pouco de atenção e carinho.
Acho que em se tratando de um hospital que cuida de doenças do sistema nervoso deveria dar psicologico aos profissionais. Pois respeito nunca é demais.
Acho que em se tratando de um hospital que cuida de doenças do sistema nervoso deveria dar psicologico aos profissionais. Pois respeito nunca é demais.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Ex-maridos
Reprodutores. Eu podia dizer que eles foaram apenas reprodutores, mas cada um representou uma fase distinta na minha vida.
O primeiro representou a irreverência, e fui muito apaixonada por ele, mas nossa relação se desgastou e acabou. Eu considero falta de maturidade de ambas as partes.
O segundo, representou a segurança e veio numa fase que eu estava muito carente. Eu o subestimei, por causa da nossa imensa diferença cultural. Nossa relação foi uma sucessão de decepções, mas eu aguentei durante 14 anos, ate que cansei.
Mágoa, não tenho, pois eles me ajudaram a ter as duas jóias que enfeitam minha vida: minhas filhas. Desejo muito que eles sejam muito felizes e que encontrem os seus caminhos.
O primeiro representou a irreverência, e fui muito apaixonada por ele, mas nossa relação se desgastou e acabou. Eu considero falta de maturidade de ambas as partes.
O segundo, representou a segurança e veio numa fase que eu estava muito carente. Eu o subestimei, por causa da nossa imensa diferença cultural. Nossa relação foi uma sucessão de decepções, mas eu aguentei durante 14 anos, ate que cansei.
Mágoa, não tenho, pois eles me ajudaram a ter as duas jóias que enfeitam minha vida: minhas filhas. Desejo muito que eles sejam muito felizes e que encontrem os seus caminhos.
quarta-feira, 31 de março de 2010
Novela mexicana
Todo mundo está dizendo que eu escrevo coisas tristes. Minha irmã me emprestou um livro com a biografia da Frida Kahlo uma grande artista mexicana, e disse que o meu blog estava igual. Em outras palavras ela quiz dizer que estava igual a uma novela mexicana, cheia de drama. Isso acontece quando os seguintes sentimentos me abatem. São eles: o complexo de umbigo, ocorre quando minhas filhas tem algum problema dai eu penso sempre que a culpada sou eu. Uma vez eu ouvi que "filhos são flexas que a gente lanç no mundo", eu acrescentaria que so eles escolhem a direção.
- Elô mártir - quando eu penso que ninguem sofre mais do que eu. Esqueço que não exsite ombros fracos para fardos pesados, e do nosso lado sempre existe uma pessoa pior do que a gente.
-Complexo de mala- é quando me sinto muito pesada na vida das pessoas que amo.
Ainda bem que estes sentimentos só se tornam mais evidentes na minha TPM, pois é ainda sofro deste mal.
- Elô mártir - quando eu penso que ninguem sofre mais do que eu. Esqueço que não exsite ombros fracos para fardos pesados, e do nosso lado sempre existe uma pessoa pior do que a gente.
-Complexo de mala- é quando me sinto muito pesada na vida das pessoas que amo.
Ainda bem que estes sentimentos só se tornam mais evidentes na minha TPM, pois é ainda sofro deste mal.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Saudade
Saudade é uma palavra muito cantada em versos, porém ela existe somente na nossa lingua, representa um sentimento de falta de pessoas queridas por nós, de lugares, fatos, etc...
Saudade eu sinto da minha casa e das minhas flores, era a primeira vez da minha vida que eu podia chamar um lugar de meu.
Saudade eu sinto dos domingos que eu ia sempre visitar os meus pais. Do arroz com galinha da minha mãe e das receitas malucas do meu pai.
Saudade de comer fruta direto do pé, de andar livremente sentindo o vento no rosto. Enfim tenho saudade da pessoa que um dia eu fui, das coisa que podia fazer, de não depender de ninguem. Mas deixa para lá tem gente que nem isso tem para lembrar.
Saudade eu sinto da minha casa e das minhas flores, era a primeira vez da minha vida que eu podia chamar um lugar de meu.
Saudade eu sinto dos domingos que eu ia sempre visitar os meus pais. Do arroz com galinha da minha mãe e das receitas malucas do meu pai.
Saudade de comer fruta direto do pé, de andar livremente sentindo o vento no rosto. Enfim tenho saudade da pessoa que um dia eu fui, das coisa que podia fazer, de não depender de ninguem. Mas deixa para lá tem gente que nem isso tem para lembrar.
Assinar:
Postagens (Atom)